Muitas pessoas não bebem álcool durante a semana de trabalho, mas se permitem relaxar nos finais de semana bebendo várias garrafas de cerveja ou bebidas mais fortes por dia. Vale considerar que essa abordagem é perigosa e pode causar problemas de saúde. Isso se deve ao fato de que é difícil para o organismo processar uma grande dose de álcool recebida em 2 dias.
Para evitar problemas graves, você precisa saber qual dose de álcool por dia é considerada segura.
Existe uma quantidade segura de álcool?
Os médicos ainda não chegaram a um consenso sobre se existe uma dose de álcool inofensiva ao organismo. Alguns acreditam que 200 ml de vinho ou 50 ml de vodka (conhaque) 2 a 3 vezes por semana é uma quantidade de álcool completamente aceitável que não afetará de forma alguma a sua saúde. Outros consideram que mesmo uma quantidade tão pequena aumenta o risco de vários problemas de saúde e leva ao alcoolismo.
Existem tabelas e fórmulas especiais que podem ajudá-lo a calcular aproximadamente quanto álcool você pode beber sem prejudicar a saúde. Mas é preciso levar em conta que é impossível confiar 100% neles, pois os valores obtidos são calculados em média. Para cada pessoa, a dose segura de álcool é individual. O parâmetro depende do sexo, idade, peso e presença de doenças crônicas.
Quantidade segura de álcool por dia
Muitos estudos e experimentos foram realizados para determinar a ingestão diária de álcool. A maioria dos ocidentais e nossos médicos concordaram que, sem prejudicar a saúde, um homem complexo e de meia-idade pode beber o seguinte por dia:
- vinho – até 200 ml;
- cerveja – até 500 ml;
- vodka (conhaque, whisky) – até 50 ml.
Para o belo sexo, a seguinte quantidade de álcool é considerada segura:
- vinho – até 100 ml;
- cerveja – até 330 ml;
- bebidas fortes – até 30 ml.
Vale a pena considerar que, devido às suas características anatômicas, as mulheres caem na embriaguez muito mais rapidamente, de modo que a dependência do álcool pode se desenvolver nelas após 1, 5 a 2 anos de consumo diário.
Quanto você pode beber por semana sem causar danos?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) calculou quanto álcool por semana pode ser consumido sem prejudicar a saúde. A dose segura é indicada em porções, sendo que a porção padrão é de 10 ml de etanol ou 8 g de álcool.
Para homens
Para os homens, é aceitável beber 3 unidades de álcool por dia ou 21 unidades por semana, sujeito a dois dias completamente sóbrios.
Para mulheres
As mulheres não são recomendadas a beber mais de 2 porções de álcool por dia ou 14 porções por semana. Para evitar problemas de saúde, as mulheres também precisam beber em intervalos de pelo menos dois dias.
Existe um padrão seguro para um motorista?
Muitos condutores estão interessados em saber quanto álcool podem beber e em que quantidade antes de se sentarem ao volante. De acordo com os padrões estabelecidos, a concentração de álcool puro no soro sanguíneo não deve ultrapassar 0, 35 ppm. Esse padrão foi introduzido devido ao fato de que o álcool está sempre presente no sangue de uma pessoa, mesmo que nenhuma bebida alcoólica tenha sido consumida anteriormente.
O álcool entra no corpo porque é encontrado em muitos alimentos, incluindo o kefir, algumas frutas e produtos assados. Cada país tem seus próprios níveis permitidos de álcool no sangue de um motorista.
Consumo moderado de álcool
Para evitar problemas de saúde e minimizar o risco de desenvolver dependência de álcool, é necessário beber com moderação. É especialmente importante conhecer a sua norma para pessoas que têm problemas com álcool, por exemplo, aquelas que, após alguns copos de vodca, perdem o controle sobre seu comportamento ou se tornam muito agressivas.
Mesmo com consumo moderado de álcool, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- Você absolutamente não deve misturar diferentes tipos de álcool;
- após forte estresse, não é recomendado beber mais de 70 ml de bebidas fortes;
- ao consumir álcool, você deve evitar fumar, pois a nicotina aumenta a intoxicação;
- É melhor petiscar bebidas com frutas cítricas, pois as substâncias presentes em sua composição aceleram o processo de decomposição do álcool.
Quanto às restrições, mesmo com consumo moderado de álcool, recomenda-se abster-se de tomar medicamentos, pois o álcool pode neutralizar ou, inversamente, potencializar seu efeito.
Como calcular seu limite de álcool sem ressaca?
Para evitar ressaca no dia seguinte à festa, o consumo de álcool deve ser moderado. Se falamos de tipos específicos de bebidas alcoólicas, então em média por 1 kg de peso corporal não deve haver mais do que:
- vodca – 4ml;
- cerveja – 30 ml;
- vinho – 12ml;
- tequila – 3ml;
- absinto – 2 ml.
Vale considerar que com o passar dos anos a dose de álcool deve ser reduzida gradativamente, pois na idade adulta o organismo não lida mais com o etanol de forma tão eficaz e o processo de sua eliminação fica mais lento. Quanto mais componentes estiverem presentes em uma bebida, mais difícil será para o corpo lidar com ela. Depois de beber conhaque, uísque ou absinto, a ressaca será pior do que com a mesma quantidade de vodca.
Em uma nota! Bebidas e lanches consumidos junto com o álcool têm pouco efeito na gravidade da ressaca. Como você se sente na manhã seguinte depende apenas da quantidade e da qualidade do que você bebe.
Quanto beber sem correr o risco de ficar bêbado?
Mesmo com consumo moderado de álcool, não se pode garantir que uma pessoa não ficará bêbada. Os narcologistas afirmam que o risco de desenvolver alcoolismo depende em grande parte da predisposição genética. O estado psicoemocional também desempenha um papel importante.
De qualquer forma, é preciso lembrar que o consumo regular de bebidas alcoólicas (mesmo em quantidades moderadas) causa dependência e pode causar dependência do álcool.
Na medicina internacional, existe o termo "dose crítica" - é a quantidade máxima de álcool que uma pessoa pode beber sem correr o risco de passar para o estágio 2 ou 3 do alcoolismo. Toda pessoa que suspeita que está se tornando dependente do álcool deve saber aproximadamente em que estágio se encontra. Isto é muito importante para prevenir a progressão da doença e manter um nível estável.
Pessoas que bebem álcool moderadamente e estão entre os estágios 1 e 2 do alcoolismo não podem beber mais do que 100-300 ml de vodka uma vez por semana. Essa quantidade de álcool não causará danos graves à saúde e evitará o agravamento da situação.
Em uma nota! Com o abuso de álcool, o risco de se tornar alcoólatra é especialmente elevado em pessoas com menos de 20 anos de idade.
Fórmula para determinar normas individuais de álcool
Especialistas em saúde desenvolveram uma fórmula que pode ser usada para calcular a ingestão de álcool de um indivíduo. Usando este método, você pode determinar de forma independente quanto álcool pode beber por dia sem prejudicar sua saúde.
A base é 1, 5 g de álcool etílico por 1 kg de peso humano. Se uma pessoa pesa 70 kg, a dose individual de etanol é de 105 ml. De qualquer forma, é preciso entender que tais valores são calculados em média, pois muito depende da idade, sexo e características fisiológicas do corpo.
Conclusão
Quando consumido com moderação, o álcool não faz mal à saúde. Isto é especialmente verdadeiro nos casos em que são consumidas bebidas de alta qualidade feitas com ingredientes naturais.
Para minimizar o risco de complicações indesejadas, é recomendável calcular a ingestão individual de álcool e não excedê-la. E claro, é preciso lembrar que mesmo em quantidades mínimas não é recomendado consumir álcool mais do que 2 a 3 vezes por semana, pois isso pode provocar o desenvolvimento da dependência do álcool.